Uma ação conjunta entre Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Polícia Federal, com apoio da Força Nacional de Segurança, resultou na desativação de um garimpo ilegal, em atividade na região da Gleba Mandacaru, em Paranaíta (200km de Alta Floresta), sexta-feira. De acordo com a regional do órgão, em Alta Floresta, o flagrante constatou que funcionava em uma área de reserva destinada para manejo sustentável.
Cinco pessoas foram detidas, e apreendidos dois motores estacionários, duas bombas centrífugas, mercúrio (um elemento usado com a finalidade de separar o metal precioso do minério bruto) e duzentos litros de óleo diesel. Os trabalhos integram a operação Guardião Termópilas e outras irregularidades trabalhistas foram verificadas, sendo informadas ao Ministério Público do Trabalho.
O coordenador da base de Alta Floresta, Felipe Finger, explica que com este, sobe para três o número de garimpos ilegais identificados e embargados, totalizando a apreensão de oito motores estacionários, oito bombas centrífugas, um trator de esteira, quatro armas de fog e a prisão de duas pessoas e detenção de oito envolvidos.
O alvo da Guardiões Termóplias, do Ibama, são as áreas desmatadas e onde há exploração ilegal de madeira.