A maioria dos candidatos ao concurso público do governo do Estado que tentou se inscrever para uma das 10.086 vagas disponíveis não conseguiu no primeiro dia. O site da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) recebeu mais de 30 mil acessos por minuto, o que congestionou a rede e impossibilitou a conclusão do processo. Em Cuiabá, quase todos que procuraram um dos 3 postos de inscrições com computadores disponíveis para este fim voltaram para casa sem conseguir se candidatar. Na agência dos Correios do centro, a fila teve início às 5h e por volta das 15h apenas 5 pessoas haviam conseguido se inscrever para a prova.
Foi o caso da desempregada Leidmar Souza Santos Silva, 30, que pleiteia uma vaga de técnico administrativo educacional, cujo salário oferecido é de R$ 630. Desde as 6h na agência, às 15h ela lutava contra a fome, a sede e o visível cansaço para dar o primeiro passo para conquistar a tão sonhada estabilidade profissional como funcionária pública. "Se eu passar a minha vida vai mudar", afirma a moradora do bairro CPA 3.
No Ganha Tempo, na Praça Ipiranga, já no balcão de atendimento, os candidatos eram informados do problema no sistema e ganhavam um papel com o endereço do site da Unemat (www.unemat.br) para acessarem mais tarde. A funcionária informou que de 252 senhas distribuídas apenas 6 pessoas foram atendidas. Esperançosos, alguns candidatos ficaram esperando a "pane" passar, mas a maioria voltou para casa frustrada.
No Pantanal Shopping, o atendimento montado na agência vip do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi basicamente de instruções para os candidatos. Sem condições de realizar a inscrição, muitos aproveitaram a ida ao local para consultar o edital e tirar possíveis dúvidas. Sem computador com internet em casa, o desempregado Francisco de Assis Lucas dos Santos, 24, se surpreendeu ao encontrar a sala quase vazia e disse que continuaria ali até às 21h, para disputar uma vaga da Polícia Militar. Este era o horário estimado para que o sistema voltasse a operar novamente, devido ao término do expediente comercial.