PUBLICIDADE

Sistema de laudos digitais é implantado em cidade mato-grossense

PUBLICIDADE

O processo de ampliação do Sistema Politec Online chegou à Gerência de Criminalística de Barra do Garças. Por meio do sistema, todos os laudos periciais produzidos pela gerência estarão disponibilizados às autoridades requisitantes via internet, no momento em que forem concluídos.

O Politec Online já é utilizado na capital desde 2011 e a estimativa é que nos próximos três anos gere uma economia em torno de R$ 1 milhão. Para o diretor de interiorização, José da Silva, a medida visa contribuir para a agilidade e economicidade dos serviços, com a redução da utilização de papéis. “Essa ação representa uma mais valia para o serviço público, sendo que os princípios de eficiências e economicidades estão sendo privilegiados. Além disso, reduzirá a impressão de documentos promovendo economia de recursos financeiros e do meio ambiente’’.

O sistema informatizado de produção e gerenciamento de laudos permite à instituição disponibilizar estes documentos via plataforma WEB, por meio de um login e senha pessoal fornecido às autoridades solicitantes.

Acompanhando de perto instalação da plataforma, o perito oficial criminal e ex-diretor de interiorização, Clodoaldo Queiroz, considera que a expansão tecnológica da Politec irá contribuir para a agilidade, segurança e transparência durante a persecução penal. “Permite, após a conclusão do laudo, o seu acesso imediato pelas instituições. Difundindo em tempo curto e com baixa burocracia um dos principais produtos criminais da Politec’’, destacou.

A tecnologia evita, desta forma, a necessidade de deslocamento de grandes distâncias somente para a busca dos laudos. “Vemos como um grande avanço para a Politec, o sistema de segurança e de justiça do Estado, e para a própria sociedade, um marco que lança o Estado de Mato Grosso na era da tecnologia processual criminal’’.

A implantação do Sistema nas demais unidades do interior está em fase de testes, e serão contemplados gradativamente. As próximas gerências a terem acesso serão Água Boa e Confresa.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE