O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep) emitiu nota criticando o cancelamento do tradicional desfile cívico de aniversário da cidade, que ocorreria no domingo (14). O Poder Executivo decidiu não realizar o evento e atribuiu a culpa na greve dos profissionais da rede municipal de Educação que durou cerca de 40 dias.
De acordo com o sindicato, o cancelamento mostra que a prefeitura “não tem uma diretriz” e que a não realização do evento “é uma opção política do prefeito Juarez Costa (PMDB) e seus secretariados”. A nota aponta que “é uma prática recorrente dessa administração os cancelamentos das atividades voltadas a sociedade sinopense” e questionou os motivos para a não realização do carnaval deste ano e dos Jogos Olímpicos da cidade.
“Os outros eventos também foram em decorrência da greve? O que levou de fato o prefeito a cancelar o desfile cívico poderá ter sido qualquer outro motivo, menos a greve dos profissionais da Educação”.
O Sintep criticou a estrutura do desfile e ressaltou que, em outros anos, o evento causou “descontentamento devido a falta de organização”. “As crianças ficam expostas ao sol e calor, sem alimentação e água. Se há efetivamente o desinteresse das unidades educativas é porque não se tem as condições necessárias para a garantia das crianças desfilarem com comodidade”.
A greve foi suspensa na última sexta-feira (5) e os profissionais cobravam equiparação salarial com os estaduais (de R$ 1,6 mil para R$ 1,7 mil) e redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais. A rede municipal de ensino conta com cerca de 13 mil alunos.
Conforme Só Notícias já informou, a explicação oficial é a de que a greve dos profissionais comprometeu a realização do evento e sobrecarregaria os alunos, que precisam agora recuperar as aulas perdidas durante os sábados e feriados. “Em virtude da extensa greve dos profissionais da educação que comprometeu o calendário letivo e preocupada com a reposição necessária de aulas, a prefeitura decidiu não realizar o desfile tradicional de aniversário da cidade que tem em sua apresentação grande número de alunos de diversas escolas municipais”, aponta trecho da nota enviada à imprensa.
A assessoria da prefeitura confirmou a Noite Sertaneja, no sábado (13), às 19h, na praça das Bandeiras e a apresentação da cantora Damares no Grande Templo da Assembleia de Deus, às 20h30.