Um grupo de cerca de 50 empresários e produtores rurais de Sinop estão preparando uma caravana, de ônibus, até Brasília para apoiar o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Um dos diretores do Sindicato Rural, Ilson José Redivo, explicou, ao Só Notícias, que a comitiva pretende acompanhar a votação da abertura do pedido de afastamento de Dilma, no plenario da Câmara. “Precisamos pressionar, principalmente, os deputados de Mato Grosso, que ainda são contrários, a votarem a favor do impeachment”, afirmou, ao Só Notícias.
Redivo ainda justificou que é a “vontade da população” a saída de Dilma e que, portanto, o “máximo de pressão” é necessária. “A gente tem que mostrar que estes deputados que são contrários ao impeachment estão na contramão da história. Eles precisam das bases para as próximas eleições. Então, devem atender aos anseios da população. Precisamos derrubar o Partido dos Trabalhadores (PT), pois, só assim, o país voltará a andar nos trilhos”, destacou.
A comitiva sairá de Sinop na sexta-feira (15). Manifestações pró e contra o governo estão marcadas para o domingo (18) em Brasília e diversas cidades do país. A expectativa é que o pedido de impeachment seja votado pelo plenário da câmara na próxima semana.
O pedido de impeachment da presidenta foi acatado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no dia 2 de dezembro do ano passado. No documento, os advogados Helio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior pedem o afastamento de Dilma evocando as pedaladas fiscais de 2014 apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Os autores do pedido dizem também que Dilma cometeu crime de responsabilidade ao editar seis decretos autorizando despesas extras em um cenário de restrição fiscal e ao, suspostamente, repetir as pedaladas fiscais em 2015, já no exercício do novo mandato. O governo rebate os argumentos, afirmando que as contas de 2015 sequer foram apreciadas pelo TCU e pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional e que, portanto, não se pode falar na possibilidade de crime de responsabilidade.