Um sinopense que mora em Sorriso ficou em primeiro lugar na prova do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Elton Carlos dos Santos, 32 anos, explicou, ao Só Notícias, que, em 2019, fez os exames, mas não foi aprovado. Desde então, passou a dedicar, ao menos, duas horas por dia.
“Naquele concurso de 2019, eu comecei a estudar depois do edital, e não passei, mas me deu uma esperança. Eu vi que dava para passar. Aí eu passei a estudar, umas duas horinhas por dia. Quando chegou mais perto do anúncio de que um novo edital iria sair, comecei a acelerar os estudos”, afirmou.
Com a publicação do edital, Elton passou a levantar às 5h para estudar. À noite, depois de retornar do serviço, estudava até as 22h. “Além dos estudos no meio da semana, eu complementava aos sábados e domingos. Abri mão de algumas coisas. Eu, que jogava bola direto, parei com o futebol. Final de semana era só estudando. Você tem que se privar de algumas coisas. Tem que ser uma pessoa bem regrada”, comenta.
Na prova objetiva da PRF, Elton atingiu 101 pontos de 120 possíveis. Na redação, foram mais 18,93 pontos, dos 20 possíveis. Com os resultados, ele superou 300 mil candidatos, que brigavam por 1.500 vagas (com mais 500 excedentes para 2022), um dos certames mais concorridos do país.
Formado em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, Elton sempre estudou em instituições públicas e já passou em três concursos. Hoje, é vistoriador do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Sorriso, mas também já foi aprovado em concursos da Caixa Econômica Federal e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
“Tem até uma história engraçada sobre esse concurso da Caixa. Eu fui aprovado e estava esperando ser chamado. Algumas semanas antes do concurso da PRF, a Caixa entrou em contato comigo para assumir o cargo, mas eu estava tão determinado na PRF que abri mão. Além do Detran, também passei no concurso da Politec, mas nunca fui chamado”, explicou.
Durante a preparação para o concurso, também contou com o apoio da esposa, Aparecida Maelbe Alexandre, que o desenhou vestido com a farda da PRF na parede do quarto dedicado aos estudos. Incentivo que será necessário para a conclusão das fases seguintes do concurso. A próxima avaliação é o Teste de Aptidão Física (TAF), que será nos dias 19 e 20 de junho. Os aprovados também terão que passar por avaliação psicológica, prova de títulos, exame biopsicossocial e avaliação médica.
O curso de formação para os novos policiais começará no dia 24 de setembro e a previsão é que seja concluído em dezembro. Os salários iniciais são de R$ 9,8 mil e a previsão é que os novos agentes sejam nomeados ainda em 2021.