O recurso para construção do centro socioeducativo onde ficarão os menores infratores (que cometem assaltos, homicídios, envolvimento com drogas e outros casos), está previsto no orçamento estadual do ano que vem, no valor de R$ 950 mil. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pela assessoria da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. A documentação da área de 18 mil metros quadrados, doada pela prefeitura, na estrada Irene, aguarda análise para a escrituração, pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Posteriormente à passagem pela procuradoria, o processo deve ter prosseguimento com o pedido de autorização junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para o governo poder “mexer” na área. Com o aval, acontece licitação para seleção da empresa executora da obra. Não há prazo previsto para início e finalização da construção.
O projeto já está pronto, mas detalhes não foram divulgados. Porém, a estrutura deve seguir moldes dos já construídos no Estado, com dormitórios, cozinha, refeitório, lavanderia, oficina/escola, quadra de areia coberta, além de espaço para administração, estacionamento, centro ecumênico e de convívio.
A prefeitura concluiu a primeira parte do repasse da área destinada em outubro, junto ao cartório de registro de imóveis local. O anúncio da confirmação do centro para Sinop foi feito em setembro, pela secretaria estadual. Atualmente, os menores são encaminhados para Cuiabá. Um anexo está sendo feito na unidade prisional feminina, no centro, para eles ficarem alojados.