Doze médicos residentes iniciaram, esta tarde, os trabalhos nas unidades básicas de saúde (UBS). Os novos profissionais vão reforçar o atendimento à população por meio do programa de residência médica, que é um curso de especialização em medicina geral de família e comunidade, oferecido pela prefeitura. Neste ano, o número de vagas foi ampliado, passando de dez para 12.
“O residente aumenta a cobertura na atenção básica do município e traz uma qualidade melhor no atendimento, uma vez que são médicos formados em universidades de todo o país”, explicou o secretário de Saúde, Arnaldo Catelan.
O médico coordenador da residência médica, Eduardo Dossa, explica ainda que 80% da carga horária da especialização é de atividades práticas e para o próximo ano haverá mais uma turma de 12 novos médicos. “É um trabalho assistencial junto com a parte teórica que vai fazer que eles estejam qualificados”.
Sinop aderiu ao Programa de Residência Médica e Medicina Geral na Comunidade em 2014 e tornou-se referência nacional. Neste ano, em fevereiro, foi realizada a formatura da primeira turma, com dez novos médicos.