O frequente crescimento na frota de veículos na maior cidade do Nortão vai provocar, a curto prazo, mudanças no trânsito. Atualmente, em alguns horários (finais da manhã e da tarde, por exemplo), já tem congestionamento em alguns cruzamentos, no centro. Algumas mudanças estão sendo planejadas e a intenção da prefeitura é fazê-las a curto prazo. Na avenida Julio Campos, a principal da cidade, o canteiro central, onde estão postes de energia, serão retirados e os carros deixam de andar sentido leste-oeste. Serão 4 pistas só com tráfego sentido praça Plinio Callegaro a BR-163. As ruas das Pitangueiras e Nogueiras ficarão sentido praça Plinio, para “voltar”.
O estacionamento na Julio Campos será no sistema “escama de peixes”, que proprocionaria espaço para mais veículos. “Vamos chamar as pessoas para discutir. Estamos ouvindo técnicos respeitados, conceituados que entendem do assunto. Pretendos criar uma zona com tempo limite para veículos e motos ficarem estacionadas. O que o comerciante os funcionários tem que entender é que estacionar em frente a sua empresa é tomar espaço dos seus clientes”, explicou o prefeito Juarez Costa. “Com esta zona, começa novo processo educacional e que também vai ter reflexo no bolso de quem não tem consciência”, acrescentou.
Juarez disse que na avenida dos Tarumãs, onde estão diversas empresas no setor de saúde, a intenção é colocar tubulação para escoamento da água, fechar as valas. Com isto, o espaço para estacionamento no trecho entre a rua Enio Pipino até a Itaúbas, por exemplo, pode ter mais que o dobro de espaço para estacionamento. Hoje, há os locais “tradicionais” para veículos estacionarem e faltam vagas. “Queremos na Tarumãs formar parceria semelhante a feita com a Igreja Batista, na avenida das Itaúbas, com iluminação central e ecologicamente bela”, explicou. “Com estas mudanças na Julio Campos e Tarumãs, resolveríamos dois gargalos na área central”, acrescentou. As obras podem iniciar já no primeiro trimestre de 2014.
O prefeito também disse que o asfaltamento de algumas vias vai desafogar o trânsito em alguns setores de muito movimento. Ele citou que pretende pavimentar, ano que vem, a avenida Maringá. “Quem sai do São Cristóvão e vem para o centro trabalhar e vice versa, não precisará mais ir pelas laterais da 163 ou na rodovia. Vai poder ir pela Maringá que dará acesso ao Gente Feliz, Florais da Amazônia Florais e demais localidades. Quem vai ao distrito industrial poderá ir pela Maringá”, explicou. O projeto para a obra com a quantidade de quilômetros a serem pavimentados e montante investido estão em fase de planejamento.
“Também pretendo dar continuidade à avenida das Figueiras, que hoje “termina” nas próximidades da Unemat, na avenida dos Ingás. “Pretendemos recuar a área da Unemat onde está a Casa Brasil, para dar sequência a avenida as Figueiras proporcionando acesso aos bairros Europa, Betel, Itáilia, Florença, Mondrian, Portal da Mata, Carpe Dien e demais, proporcionando acesso também às faculdades. Está sendo feito projeto e falta iniciar parceria com empresários para fazermos esta obra”, concluiu
O prefeito concedeu entrevista, na Rádio Celeste, onde abordou outros assuntos. Só Notícias participou da mesa redonda, juntamente com Jornal Capital.