O equipamento voltado para o auxílio da segurança pública no município será instalado, esta semana, na avenida Júlio Campos. Ele irá abranger uma grande parte dos prédios comercias naquela área. A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pelo comandante regional da Polícia Militar, tenente coronel Walter Luiz Razera.
“O equipamento é capaz de mostrar e fazer alerta da presença de veículos roubados ou furtados, além de registrar outras situações de violência”, disse Razera. A câmera utilizada no equipamento é de longo alcance e gira em 360 graus, além de registrar imagens de alta definição.
A torre esteve na avenida dos Tarumãs durante 15 dias e também na parte interna do parque de exposições, durante a 32ª Exponop. O aparelho está funcionando em caráter experimental na cidade há cerca de um mês. A Polícia Militar escolheu esses locais por se tratar de pontos com registros de ocorrências diversas e de grande fluxo de pessoas e veículos. Todas as imagens são registradas e enviadas ao Centro de Monitoramento da PM.
“Assim que elas [imagens] chegam mostrando algum fato, nossos policiais acionam imediatamente nossas viaturas e mandam diretamente para o local da ocorrência. Assim, podemos acompanhar em tempo real todas as situações até a chegada das nossas viaturas”.
Conforme Só Notícias já informou, se funcionar dentro das expectativas, ou seja, mostrar eficiência, a prefeitura e os empresários, com apoio do governo estadual, planejam comprar o sistema que funcionará definitivamente na cidade.