O Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) estuda, para o início do próximo ano, a abertura de um Centro Pop, que vai dar apoio à pessoas que vivem em situação de rua no município. A coordenadora, Marilda Assenção, disse ao Só Notícias, que hoje estará em Cuiabá para conhecer e avaliar a estrutura do prédio. A intenção é planejar um modelo para ser implantado em Sinop.
A previsão é que o centro comece a atender já no primeiro semestre de 2014. Ela explicou que, provavelmente, funcionará em uma estrutura alugada. Será feito concurso público para contratar profissionais. Ainda não se tem uma definição da quantidade nem de vagas que serão oferecidas. Os serviços que serão disponibilizados também estão sendo estudados.
Atualmente, Sinop possui cerca de 12 moradores de rua. Além disso, cerca de 40 pessoas em situação de rua passam pelo CREAS mensalmente a procura de ajuda. "São pessoas que não moram, necessariamente, nas ruas, mas que vem de outras cidades, por exemplo, a procura de emprego, e não tem onde ficar. Por isso ficam nas ruas de maneira passageira", esclareceu Marilda.