PUBLICIDADE

Sinop terá centro de tratamento para mulheres dependentes de álcool e drogas

PUBLICIDADE

O Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas de Sinop (CARTAS) deve entrar em funcionamento no próximo dia 6. Serão 15 vagas para mulheres dependentes de álcool e drogas. Destas, duas vagas serão gratuitas. O tratamento é através de métodos terapêuticos ocupacionais e religiosos. O projeto terá  apoio de um grupo de orações da Igreja Católica. A unidade vai funcionar em um chácara, na comunidade Vitória.

O sistema de tratamento é baseada no modelo ‘Minnesota’ que consiste em trabalho, oração e continuação das atividades comuns. O sistema é psicoterapêutico com intuito de abstinência total do consumo de substâncias psicoativas e alcoólicas. O objetivo do projeto e promover a volta do compromisso e do bom convívio com a sociedade.

O coordenador do projeto, Thiago Augusto Andrade Nogueira, explicou que o sistema terapêutico será aplicado durante nove meses e a internação da paciente é voluntária. “Dividimos do primeiro mês ao terceiro a desintoxicação. Do terceiro ao sexto, conscientização. Do sexto ao nono mês, reinserção social. Cada etapa tem avaliações, tanto psíquicas quanto terapêuticas. Dentro da comunidade, essas mulheres farão suas atividades normais como a manutenção e limpeza da casa, cuidados com jardim, horta e alimentação. Elas receberão orientações, disciplina e confiança para voltar ao convívio social com dignidade através de terapia racional emotiva, palestras, filmes didáticos e terapias individuais”.

Não há dados de quantas mulheres sofrem com a dependência química e alcoólica em Sinop. Este mesmo método de reabilitação é aplicado também em Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE