O decreto assinado pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos) foi publicado, hoje, no Diário Oficial do Estado e estabeleceu os feriados e pontos facultativos administração pública municipal, exceto para os serviços considerados imprescindíveis à comunidade. São 12 datas ao longo de 2021, sendo quatro em sábados e oito em dias de semanas, além de cinco pontos facultativos.
A primeira data do documento foi logo no 1º deste mês, na Confraternização Universal. No dia 16 de fevereiro (terça-feira) há ponto facultativo, em decorrência do Carnaval.
Em 2 de abril, sexta-feira, há feriado nacional, com a celebração da Paixão de Cristo. Na quarta-feira, 21 de abril, há outro feriado nacional, de Tiradentes. Já o dia Mundial do Trabalhador, em 1º de maio, será num sábado.
Em junho, no dia 3 (quinta-feira), há ponto facultativo, em decorrência de Corpus Christi. Em 13 de junho (sábado) é feriado nacional em decorrência do padroeiro Santo Antônio.
Em setembro há um feriado nacional, no dia 7 (terça-feira), quando se comemora Independência do Brasil. No dia 14 do mesmo mês (terça-feira) outro feriado municipal, em decorrência da data de Fundação de Sinop.
Também numa terça-feira, em 12 de outubro, as repartições fecham, devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida. Em 28 de outubro, quinta-feira, há ponto facultativo em comemoração ao dia do Servidor Público.
Em 2, 15 e 20 de novembro (terça, segundas-feiras, e sábado, respectivamente) feriados com Finados, Proclamação da República, e Consciência Negra. Por fim, em dezembro, no dia 24 e 31 há ponto facultativo (ambos em sextas-feiras), e dia 25 (sábado) feriado em decorrência do Natal.
Consta no documento que caberá aos secretários municipais a preservação e funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência. Além disso, os pontos facultativos englobados se restringem aos órgãos e entidades da administração.