Caiu mais da metade o número de homicídios em Sinop, no primeiro semestre do ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. O levantamento do 11º Batalhão de Polícia Militar de Sinop aponta redução de 61% no indicador criminal. De janeiro a junho, foram 14 mortes. Já nos seis meses de 2020, ocorreram 29 assassinatos.
Sinop também teve queda de 27% nos roubos no município se comparado o semestre desse ano com 2020. A maioria das vítimas são pedestres abordados por bandidos armados, algumas ainda são agredidas na ação criminosa.
O levantamento da Polícia Militar aponta que de janeiro a junho desse ano, foram registrados pelos militares 1,576 boletins de ocorrência, além disso, 1,096 pessoas foram conduzidas a delegacia de Polícia Civil por algum tipo de crime. As prisões por mandado foram 35.
A Polícia Militar ainda tirou de circulação 51 armas de fogos em abordagens e denúncias realizadas pela população. Além disso 587 munições foram apreendidas. Os militares também conseguiram recuperar 23 veículos que haviam sido roubados ou furtados em Sinop.