A secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano apontou que os acidentes classificados como leves, que são os atendidos pela pasta, caíram mais de 21% nos últimos três meses (novembro e dezembro e janeiro deste ano). O levantamento é do Departamento de Estatística da secretaria.
Nesses meses foram registradas duas quedas nos números. A primeira diminuição foi de 13,1% na estatística de novembro para dezembro, reduzindo de 122 acidentes para 106. Já em janeiro foram 96 acidentes registrados, o que representa uma redução de pouco mais de 9,4% em relação ao mês anterior. No triênio, a diminuição acumulada foi de 21,3%.
O secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Joubert Sacramento, afirmou que a queda no número é devido ao bom trabalho desempenhado pelo quadro de servidores da secretaria. Resultado de um trabalho intensificado de conscientização, fiscalização e implantação de sinalização de trânsito (placas e impressão no asfalto).
“Nesse primeiro ano de gestão conseguimos ampliar nossos serviços. Avançamos com a pintura de sinalização, bem como das vagas exclusivas, de quebra molas e faixa de pedestres. Implantamos placas de sinalização onde não tinham. Estruturamos o Departamento de Educação para o Trânsito e com isso aumentamos nossa presença junto à sociedade com as conscientizações em escolas, empresas e nas ruas. E também aumentamos as fiscalizações e intensificamos as abordagens no centro e nos bairros. Para nós esse resultado é uma conquista do esforço empregue em todas essas áreas”, explicou.
No ano passado, no que se refere a engenharia, a secretaria realizou a pintura de 115.869 metros lineares de sinalização horizontal, mais, 222 vagas exclusivas e 597 faixas de pedestres. Também foram instaladas 2.297 placas de trânsito. Pelo menos duas adequações viárias, importantes, foram realizadas.
“Adequamos o tráfego no cruzamento da rua Ênio Pipino com avenida Júlio Campos. Nele havia uma rotatória que tornava o trânsito confuso e lento. Deixamos o fluxo para rotatória da Praça das Bandeiras, que possui as medidas adequadas de rotatória, e, com isso, resolvemos o problema naquele ponto. Outra melhora que promovemos, foi na rotatória das avenidas Magda Pissinati com a Bruno Martini, em frente à faculdade. Aquele era um ponto de conflito de magnitude importante e que, quase diariamente, acontecia acidentes. Depois da solução paliativa, não há mais registro de colisões”, comemorou Sacramento.
O secretário esclareceu ainda que a adequação definitiva da rotatória no Jardim Florença já está com o projeto finalizado, aprovado e a execução inclusa no cronograma da Secretaria de Obras.
Foram realizadas, também, 116 palestras orientativas em escolas e empresas, e, 171 blitzes de fiscalização e conscientização. “Nesse ano pretendemos ampliar ainda mais a nossa atuação, principalmente em relação a engenharia de trânsito e desde já pedimos a colaboração de todos os usuários para o cumprimento das normas. É somente assim que conseguiremos aumentar a segurança no trânsito e reduzir o índice de acidentes”.