O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) lança, hoje, em Sinop, às 20h30, no Pavilhão Nereu Pasini o livro ‘A Saga dos Guardiões da Floresta – Uma viagem emocionante à história do setor de base florestal de Mato Grosso”. As mais de 250 páginas trazem a história, do início à consolidação do setor de base florestal, que se reinventou ao longo das últimas décadas, sendo um dos pilares da economia mato-grossense.
O presidente Sindusmad, José Eduardo Pinto, destacou há pouco, em coletiva, que de forma inteligente, o setor soube escutar o “chamado” da sociedade, sobre uma visão diferenciada na questão ambiental, com a exploração sustentável. “Esse livro faz parte de uma série de ações que o sindicato vem realizando no sentido de levar à sociedade a nova imagem do setor madeireiro. Setor este, que veio para cá com chamamento de formar: “integrar para não entregar” a Amazônia. Então, foi responsável pela abertura de novas fronteiras, novas cidades e a construção desse Estado”, disse.
O levantamento das informações para o livro iniciou em maio do ano passado, no qual uma equipe do Sindusmad, viajou aos pólos madeireiros do Estado, percorrendo mais de 10 mil quilômetros. “Esse livro busca também preservar a memória, daqueles que foram pioneiros na construção do nosso Estado. Que vieram aqui desbravar, enfrentar as dificuldades que tínhamos na época, de estradas, falta de estradas na verdade, pontes, enfim, problemas com malária, doenças. Um setor que foi o mais importante do Estado. Então, para que ele não fique esquecido, buscamos a construção desse livro”, acrescentou Eduardo. Mais de 300 pessoas foram entrevistadas. A autora e coordenadora editorial é a jornalista Cristiane Oliveira.
Nesta primeira edição, mais de 2 mil exemplares foram impressos. Alguns serão distribuídos no lançamento, hoje, outros repassados a entidades, escolas e órgãos públicos e comercializados no Sindusmad e livrarias, ao preço médio de R$ 25. “Inclusive, esteremos fazendo um lançamento também em Cuibá, onde a nível de Estado será distribuído, para escolas, entidades, enfim, órgãos ligados ao assunto e ao ramo”, completou o presidente.
No livro também são destacados muitos pioneiros, defensores do setor madeireiro e que fortaleceram o Sindusmad – Osmar Jordão, Valdemar Antoniolli, Luiz Carlos Favero, Nereu Pasini, Inacio Enzweiller, José Carlos Haas, Arcelio Kreibich, Celso Simião Gleisson Tagliari, Helvino Gebauer, Alfred Kirsch, Hugo Kasburg, Luiz Fregonese, Paulo Fiuza, Dercio Maldaner, Djalma Franco, e também de Uli Grabert – principal pioneiro de Sinop (ao lado Enio Pipino e João Pedro Carvalho)
(Algumas imagens do livro – fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)
Primeiros madeireiros em Porto dos Gaúchos
Lindolfo Trierweiller – 1º madeireiro em Sinop
Pioneiro de Sinop Ascanio Baptista de Carvalho
Pioneira no setor madeireiro Terezinha Tomelin Bogo
Pioneiro Ilson Redivo
Livro relata também história de Evaldo Depiné e Valdemar Belincanta
Pioneiro Comercindo Tomelin
Líder no setor madeireiro e empreendedor José Eduardo Pinto
Décio de Carli, pioneiro no setor madeireiro em Alta Floresta
Sidnei Oliveira, de Juína
Rogério Friedrich, pioneiro no setor madeireiro em Vera
Presidentes do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso
Marcos Azevedo, 1º assessor de imprensa do Sindusmad