Alguns servidores da gerência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop não prestam atendimento ao público, hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente. O representante do grupo, analista ambiental Mathias Krause, disse, ao Só Notícias, que a intenção é demonstrar à população a insatisfação de como o governo federal vem lidando com o órgão, “a desvalorização dos servidores e a questão da interiorização”. Ele explicou que o movimento foi estabelecido em assembleia, em nível nacional, com demais representantes do setor. Greve até o final do mês não é descartada. Eles volta ao trabalho, normalmente, amanhã.
Há poucos dias, uma força tarefa para agilizar os processos do instituto terminou com mais de R$ 53 milhões em multas julgadas. O número foi apontado no balanço da ação, iniciada em abril, divulgado hoje. Durante 45 dias, os cinco servidores de outras unidades reforçaram os trabalhos, com focos nos processos mais antigos, de 2007 e 2008, e com produtos perecíveis (madeira).
Conforme Só Notícias já informou, apesar dos números, o gerente executivo, Evandro Selva, afirmou que a meta, de atingir entre 250 a 300 processos não foi atingida, representando os 215 alcançados, cerca de 5% dos mais de três mil que circulam na gerência. Ele disse que disse pretende solicitar uma nova força tarefa na unidade sinopense, responsável por 32 municípios na região.
(Atualizada às 13h54)