O lançamento da Operação Abafa Amazônia do Corpo de Bombeiros Militar aconteceu hoje no Aeroporto João Figueiredo. Com o objetivo de reduzir índices de focos de calor e desmatamento no Norte de Mato Grosso e intensificar as ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais nos municípios, a operação terá base central em Sinop, de onde serão monitorados os focos de calor na região.
O projeto terá investimentos R$ 12,6 milhões junto ao fundo da Amazônia, o que possibilitou a aquisição de duas aeronaves AIR TRACTOR 802F com capacidade de 3.100 litros de água que serão utilizadas durante o combate, e também a compra de viaturas tipo Auto Rápido Florestal (700 litros de água), Auto Bomba Tanque Florestal ( 5 mil litros) e Auto Tanque para Abastecimento de Combustível da aeronave, além de sistema de comunicação e equipamentos específicos para as ações.
Também participam da operação equipes da Superintendência de Fiscalização da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Brigadistas Municipais, Delegacia Estadual Especializada do Meio Ambiente da Polícia Judiciária Civil.