A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) definiu as datas das cinco audiências públicas que apresentarão o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Usina Hidrelétrica de Sinop: 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro, nos município de Ipiranga do Norte, Sorriso, Sinop, Cláudia e Itaúba, respectivamente. As definições foram publicados no Diário Oficial de ontem, que circula hoje.
Em Sinop, será no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), às 19h30. Nos demais municípios está agendado para acontecer no mesmo horário, às 19h30, e nas câmaras de cada município. A obra é de responsabilidade da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE).
Conforme Só Notícias já informou, no mês passado, o procurador de Justiça de Mato Grosso, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, promotora de Sinop, Audrey Ility, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Amilcar Guerreiro, realizaram uma audiência pública para debater a construção do complexo de hidrelétricas no rio Teles Pires.
A Usina Hidrelétrica de Sinop, que terá capacidade para produzir 400 megawatts de energia elétrica, será uma das cinco usinas instaladas no rio Teles Pires. A barragem ficará entre os municípios de Itaúba e Cláudia e ocupará cerca de 33 mil hectares, além de ser única que trabalhará com reservatório. Além de Sinop, Itaúba e Cláudia também serão afetados com a implantação da hidrelétrica, os municípios de Ipiranga do Norte e Sorriso.