Sinop vai sediar, ainda este mês, uma oficina para coletar informações e sistematizar as idéias para o futuro de Mato Grosso. A estratégia faz parte do Programa Estadual MT+20, executado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). As oficinas serão aplicadas em cidades pólos.
No Nortão, além de Sinop, também deverão ser realizadas nas cidades de Juara e Alta Floresta. Através destas oficinas os cidadãos mato-grossenses e organizações civis vão contribuir com a construção do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento do Estado.
Os técnicos da Seplan coordenarão as oficinas regionais de planejamento. Hoje, os trabalhos começam simultaneamente em Rondonópolis, Alta Floresta e Juara. A data da oficina em Sinop, que englobará outros municípios da região, ainda não foi confirmada.
O plano é elaborado com fundamentos e princípios, para promover o desenvolvimento sustentável e necessita de um planejamento participativo para incorporar o desejo da sociedade.