Entre os dias 24 e 27 de agosto, a cidade de Sinop, será sede de um dos mais importantes eventos do setor de base florestal na região da madeira tropical: o Promadeira. O lançamento oficial do Promadeira 2006 será realizado no dia 25 de maio, em Cuiabá, durante as festividades em comemoração ao Dia da Indústria.
A edição de 2006 tem novidades na programação. Uma delas é a promoção da Roda Internacional de Negócios e o Encontro Empresarial, ambos com o objetivo de proporcionar momentos de negócios entre empresários mato-grossenses e de outros países, e ainda fomentar as comercializações regionais. “Serão convidadas 10 empresas âncoras de diversos países, da Europa e Estados Unidos para conhecerem os nossos produtos”, explica o técnico em Comércio Exterior da FIEMT, Emerson Moura.
O Promadeira 2006 contará ainda com a Feira de Máquinas e Equipamentos e a Feira de Móveis, com exposição da produção industrial mato-grossense e também com produtos artesanais produzidos a partir da madeira. “É uma grande oportunidade para a população de Sinop e região conhecer e adquirir os produtos regionais, que são tão bons como os dos grandes centros e com preços mais acessíveis, devido aos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado às indústrias de base florestal”, analisa a coordenadora do Evento, Elizabeth Singame.
Ainda dentro da programação do Promadeira 2006, durante os dias 24 e 25, serão realizadas Palestras Técnicas, com informações sobre assuntos de relevância no cenário atual. Serão discutidos três temas centrais. O primeiro, diz respeito ao aproveitamento dos resíduos dos produtos das indústrias madeireiras, enfocando a transferência de tecnologia de empresas alemãs para indústrias mato-grossenses e a implantação de bolsa de negócio de resíduos. O segundo tema visa fomentar o reflorestamento de Teca no Estado de Mato Grosso e o terceiro tem o objetivo de mostrar ao empresário a logística para exportação de produtos do setor florestal via Porto de Paranaguá.
O evento é uma realização da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso – FIEMT, Confederação Nacional da Indústria –CNI, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia – SICME e dos Sindicatos das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Estado de Mato Grosso – SINDUSMAD. Conta ainda com parceiros importantes como o SEBRAE, Banco do Brasil, Basa e Caixa Econômica Federal.