Sinop sedia amanhã a segunda audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa para debater e divulgar o Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso. Criado através da Lei 7.687/ 2002, o documento promove o reconhecimento público das instituições e empresas que desenvolvem projetos com vistas à qualidade de vida de seus colaboradores, da comunidade e do meio ambiente. O evento acontecerá às 19h, na Câmara.
Os debates em Sinop serão coordenados pelo deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM), que afirmou que a audiência será importante para esclarecer as empresas interessadas que em 2015, o prazo para as empresas entregarem o Balanço Social foi estendido para o dia 31 de agosto.
Entende-se por Balanço Social o documento pelo qual as empresas e demais entidades apresentam dados que permitam identificar o perfil da sua atuação social durante o exercício de 2014, a qualidade de suas relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de interação das empresas e de demais entidades com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.
Para o desenvolvimento desse trabalho a AL/MT criou através do ato N° 07/07, em 02/04/2007, a Comissão Mista de Responsabilidade Social que trata o Artigo 4º da Lei nº. 8.477 – D.O. 15 de maio de 2006, responsável pelo estabelecimento do regulamento para concessão do certificado de Responsabilidade Social, aplicáveis aos Balanços Sociais. Essa comissão é composta por 10 associações empresariais, entre as quais Fecomercio, Fiemt e BPW.
“Este certificado é, na verdade, uma forma de reconhecimento da Assembleia quanto aos trabalhos sustentáveis promovidos pelas empresas mato-grossenses. Na audiência os empresários poderão esclarecer dúvidas e receber informações de como concorrer ao Certificado de Responsabilidade Social, além, é claro, de divulgarmos a ampliação do prazo para entrega do balanço”, afirmou Dilmar.
Neste ano o Certificado de Responsabilidade Social completa 10 anos, nesse período sessenta empresas e instituições fixadas em dez municípios de Mato Grosso foram contempladas pela Assembleia Legislativa.