O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Edilson Rocha Ribeiro (Ticola), se reuniu, esta manhã, no Parque Florestal, com representantes da concessionária de energia, empresas de telefonia e internet, para alinhar ações e ser cumprida lei 3.084 sobre a obrigatoriedade de identificar cabeamentos que estão nos postes, alinhamento correto e retirada de fios, cabos e equipamentos excedentes. “Existe a lei que precisa ser cumprida e estamos sendo cobrados tanto pelos moradores, quanto pelas empresas que tem nos procurado para tomar uma atitude a respeito desta fiação porque hoje é até um risco para a população. Nós chamamos todas as empresas de internet para fazer esta reunião para que possamos dar um prazo para elas se adequarem e realizar este trabalho o mais rápido possível, a respeito deste emaranhado de fios nos postes”, explicou.
Ele informou que, “primeiro, a empresa tem que se adequar, fazer a sua documentação junto a prefeitura e em seguida com a Energisa. Após esta reunião hoje, vamos ver um prazo correto, eu acredito que porque eles têm que entrar com um projeto na prefeitura e este projeto, provavelmente, demora no mínimo 30 dias. Depois vamos pedir para que cada empresa, estando regularizados com a prefeitura e a concessionária, façam a identificação de cada fio das suas empresas e para isso precisa de um prazo. Mas, a partir do momento que estiver tudo certo, já vamos passar a cobrar para que eles comecem a fazer este trabalho, principalmente em locais que a gente tem visto fios quebrados, e algumas empresas trocaram sua fiação, colocaram fios novos e aqueles fios velhos eles não retiraram (ficam pendurados). Então, vamos fazer este trabalho para dar mais segurança a população e a cidade ficar mais bonita, porque também é uma poluição visual”.
O secretário acrescentou também que será feita fiscalização e quem não cumprir as readequações será multado. “Faremos também outra reunião com o prefeito Roberto Dorner, e representantes da secretaria de Obras para definir a fiscalização destas decisões que nós vamos tomar hoje. Quem não cumprir as decisões no prazo da notificação, vamos emitir a multa e dependendo das nossas decisões hoje na reunião, depois da multa também haverá uma fiscalização em que pode ser cortado esse fio irregular. Sabemos que às vezes o morador pode ser prejudicado na questão da internet, mas precisa porque aquelas empresas que saírem na frente é que vão levar vantagem”.
Segundo o supervisor do departamento de operações da concessionária de energia, Paulo Rocha, afirmou que este é um trabalho importante para ajustar o problema do cabeamento e retirada de fios, “nós vamos discutir com o pessoal da telefonia e do poder público para realizar estas limpezas de fios que estão expostos e caídos pelas ruas para fazer este alinhamento”, “agora para o início do ano”. “O uso mútuo dos nossos postes, precisa ser revisado, o posteamento é nosso e só utilizamos para o cabeamento da energia. Aí, o uso da das fibras das telefonias acaba sendo uma responsabilidade das empresas prestadoras. Acreditamos que a regularização vai surtir um efeito positivo”, finalizou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.