Terá início hoje, às 19h, no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com discussões temáticas, além de envolvimento de alunos e a sociedade, a VI Semana Municipal de Meio Ambiente. O tema será “mudanças climáticas e suas influências nas alterações econômicas e sociais em todo país”.
O foco das discussões do evento será o papel estratégico da população, gestores públicos e crianças em como desempenhar e fazer a ponte entre os governos nacionais e as autoridades locais para ampliar a compreensão e conhecimento.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristina Ferri, disse, ao Só Notícias, que a programação, nesta quarta e quinta, será com exposições ambientais e apresentação do museu itinerante, no Parque Florestal, das 7h30 e 11h e das 13h30 às 17h.
Na sexta-feira, será lançado o programa agentes ambientais mirins, no auditório da câmara municipal, às 16h. “O objetivo é minimizar o impacto dos desastres ecológicos, e também reduzir o crescente volume anual de recursos despendidos na resposta a esses acontecimentos e, posteriormente, na reconstrução das áreas afetadas como rios, nascentes e florestas, além de erosões, agravados pela atividade humana no ambiente”.
O encerramento será no próximo domingo, às 16h, com uma pedalada ecológica com previsão de chegada na praça João Salarini, na Catedral, e trilhas ecológicas em torno de áreas de matas, museu itinerante e visitas nas escolas com focos em ecologia.