Entre as ações da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável disponibilizou sete caçambões para coleta de entulhos e lixos que possam levar a proliferação de doenças como dengue e malária. Hoje, os caçambões estão no Jardim Imperial. Amanhã, os trabalhos estarão concentrados no bairro Menino Jesus. Na quinta-feira (6), a ação atenderá as imediações da escola estadual Nilza de Oliveira Pipino e, na sexta-feira (7), a região do Jardim Primaveras. Na quarta-feira (5), não haverá coleta na área urbana, pois as atividades da semana serão voltadas para os moradores da Gleba Mercedes.
De acordo com secretária Cristina Ferri, toda a coleta de entulhos será realizada de maneira gratuita. "Contamos com vários parceiros para a realização da semana e entre eles está uma empresa de coleta de entulhos e outros materiais. Todas as caçambas estão identificadas com uma faixa da secretaria e pedimos aos moradores que aproveitam a oportunidade para descartar o lixo acumulado, em especial aquele lixo que pode levar a proliferação da dengue e da malária e também dar início a queimadas urbanas".
A Semana do Meio Ambiente iniciou, hoje, e segue até sexta-feira (7) com palestras educativas, oficinas, entrega de mudas de arvores, ações de limpeza, orientações, coleta de material reciclável, orientações para o combate a queimadas e de agentes transmissores de enfermidades como a dengue. O evento também dará destaque ao projeto de defesa da Matrinchã, considerada um dos peixes símbolos de Sinop e estabelecida desde fevereiro de 2007 como prato típico do município, buscando destacar a cultura gastronômica regional. Entre as atrações também está o Museu Itinerante que conta com a participação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com exposição de espécimes empalhados, além das experiências da universidade que serão apresentadas à população.
Hoje, a partir das 19h30, o projeto de defesa da Matrinchã e as ações de orientação de combate a queimadas e endemias serão apresentadas na escola estadual Rosa dos Ventos, no Jardim Imperial. Já amanhã, a atividade será na escola estadual Jorge Amado, no bairro Menino Jesus. Na quinta (6), a ação será na escola estadual Nilza de Oliveira Pipino, na área central, e na sexta (7), o encontro está previsto para acontecer na escola estadual Olímpio Pissinati Guerra, do Jardim Primaveras.