Sinop possui tem aproximadamente 80 mil bicicletas, de acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano. Ano passado, foram registrados 107 acidentes graves envolvendo ciclistas. Este ano, já são 54 casos. Essas estatísticas não levam em consideração vitimas com ferimentos leves, que na maioria das vezes vão embora sem registrar os atropelamentos. Para diminuir o número de acidentes, a Secretaria de Trânsito lança na próxima segunda-feira (13), a campanha Ciclista Atento, que vai atuar com abordagens educativas e arrastões na área central e escolas.
“Os ciclistas infratores, que pedalam na calçada ou na contra mão, atravessam a rua ou faixa de pedestre pedalando serão abordados pela guarda de trânsito ou tiro de guerra para receber orientações e se conscientizarem da importância de cumprirem as leis de trânsito, são regras que podem salvar a vida deles e de outras pessoas”, disse o secretário de Trânsito, Júlio Dias.
Na segunda-feira, os guardas estarão fazendo as orientações na avenida André Maggi, rua Paulo Pan, rua Enio Pipino, avenida dos Jequitibás, rua das Violetas, avenida das Sibipirunas e avenida dos Flamboyants.