Motociclistas sinopenses ganharam mais tempo para atenderem aos requisitos da resolução 203, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina o uso de capacetes com selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), e faixas refletivas nas laterais e traseira.
De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Raimundo Hedvaldo Costa, somente a partir de sábado serão aplicadas punições. Mesmo assim, blitze estão sendo realizadas nas principais ruas e avenidas da cidade para orientar os condutores.
Porém, os motociclistas que pilotarem com a viseira aberta, com película que não seja transparente, e a fivela do capacete aberta, serão penalizados. Além da multa, pode haver ainda a apreensão da moto e pontos na carteira. “Nosso principal foco é reduzir o número de acidentes”, declarou, ao Só Notícias, o secretário.
Quanto à exigência do selo de certificação do Inmetro, que pode sair dos capacetes com o tempo, Costa disse que “estarão sendo verificados o bom estado de uso do capacete e a validade. Se estiver regular não haverá punição”.
A exigência de novas regras fez com que aumentasse a procura por capacetes em lojas de Sinop, bem como das faixas refletivas. Algumas já estão com falta de produto.