A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou, ontem, o projeto “Sinop Sem Fogo” de prevenção e combate a incêndios. Com investimento de R$ 300 mil, a iniciativa conta com sete brigadistas contratados e treinados por uma cooperativa licitada pela prefeitura. Eles receberão R$ 1,3 mil mensais para fiscalizar áreas de risco como fazendas, sítios e regiões de nascentes.
Além dos profissionais, um trator, um caminhão pipa com capacidade para dez mil litros de água e uma caminhonete são utilizados no projeto. As equipes são coordenadas por um servidor da prefeitura. Atualmente, o trabalho da secretaria consiste em realizar notificações e vários proprietários de terrenos com vegetação acima de 50 centímetros foram notificados. Eles terão 20 dias para limpá-los e, caso não faça isso, serão multados. O valor (não confirmada pela pasta) é de acordo com o tamanho de cada área.
A secretária Cristina Ferri disse que ações de educação fazem parte do projeto e orientam as pessoas quanto as consequências dos incêndios, como prevenir, além de fiscalizar. “Todos devem colaborar”, disse ela, ao ressaltar que na semana que vem, os brigadistas vão à Gleba Mercedes, para conversar com os moradores quanto a prevenção.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800-647 6900.