Sinop foi escolhida para representar a região Centro-Oeste junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A definição saiu, na terça-feira (22), na 104ª reunião da entidade, em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira. O secretário municipal Rogério Rodrigues disse, ao Só Notícias, que a escolha se deu pela participação ativa junto a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anama). É uma das seis cadeiras dela, no conselho (além da presidência, as outras são das cinco regiões do país) que a cidade passa a ocupar.
Rogério afirmou que a escolha é um marco para questão ambiental na região. Com a criação de sete câmaras técnicas, Sinop se tornou membro titular da Gestão Territorial, Unidades de Conservação e demais Áreas Protegidas. É por ela, por exemplo, que devem passar os zoneamentos ambientais, podendo ser analisado em breve, o projeto de Mato Grosso. Também são vistos os sistemas nacionais de unidades de conservação, corredores ecológicos, ordenamentos territoriais e espaços territoriais protegidos.
Apesar de não ser membro efetivo, o município também participa da câmara técnica de Florestas e Demais Formações. Ela aborda a silvicultura, que são atividades ligadas a implantação e regeneração de florestas; o manejo florestal (planejamento para exploração sustentável de madeiras) e o reaproveitamento do solo no uso agropecuário. Sinop deve ocupar a cadeira por um período de dois anos.