Os consumidores beneficiados com a tarifa social têm até o dia 31 para atualizarem cadastros na concessionária de águas e continuarem tendo benefício do desconto de 50% na tarifa, de acordo com a faixa de consumo. Segundo o gerente comercial da Águas de Sinop, Oneilto Gonçalves de Castro, o objetivo do recadastramento é atualizar o banco de dados da concessionária e garantir a continuidade do benefício a todos que atendem aos critérios cadastrais. O não comparecimento do responsável pela unidade consumidora ou a falta de algum dos documentos ou requisitos implicarão na perda do benefício.
Os beneficiados devem comparecer à concessionária portando documento oficial que comprove o titular da matrícula; comprove cadastro em algum programa de proteção Social do Governo Federal, como Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio Gás; comprovar possuir um único imóvel em seu nome com até 50 m² (cinquenta metros quadrados), mediante apresentação de Certidão do Cartório de Registro de Imóveis ou IPTU.
Além de comprovante de consumo monofásico de energia elétrica, cuja média de consumo dos últimos seis meses não poderá ultrapassar a 300 Kwh/mês, exceto para famílias que possuam portadores de doenças ou patologias que necessitam de tratamento ou procedimento médico, de uso contínuo, que fazem de aparelhos ou equipamentos que demandem consumo de energia elétrica. O imóvel cadastrado deverá ter média de consumo de até 10 m³ nos últimos 12 meses; estejam inscritos ou cadastrados como beneficiários do Cadastro Único, mediante apresentação de comprovante atualizado à concessionária; não possuir débitos pendentes junto a concessionária, informa a assessoria.