PUBLICIDADE

Sinop: queima de fogos ruidosos é proibida e pode acarretar multa de até R$ 3 mil

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Com a aproximação do réveillon, a prefeitura reforçou o aviso sobre a lei que proíbe a queima de fogos de estampidos e de artifícios, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. O descumprimento da legislação pode acarretar multa no valor de 800 UR’s, equivalente a R$ 3 mil. Em caso de reincidência, em um período igual ou inferior a 60 dias corridos, o montante é dobrado.

A lei, vigente desde 2020, é válida para recintos fechados e abertos, tanto em áreas públicas como em locais privados. Os “fogos de vista”, que produzem efeitos visuais sem ruídos, são permitidos.
O objetivo da lei é garantir o bem-estar de grupos sensíveis como idosos, crianças, autistas e animais de estimação, além de evitar a liberação de substâncias químicas nocivas no meio ambiente, afetando a qualidade do ar e a saúde pública.

As denúncias podem ser feitas à Polícia Militar, através do 190, à Guarda Municipal, pelo 153, no site oficial da prefeitura, na aba “Serviços online”, na ouvidoria geral municipal, no (66) 3531-4353, ou presencialmente, com protocolo de denúncia na secretaria municipal de Meio Ambiente.

Conforme Só Notícias informou, atualmente, duas normas estão em vigor também no Estado. Uma delas limita a venda por estabelecimentos exclusivos e autorizados pelo Corpo de Bombeiros; e a outra é a lei estadual 12.155/2023, que proíbe fogos ruidosos em todos os municípios de Mato Grosso.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE