Começou, esta noite, a 7ª edição da Promadeira – Feira Internacional de Madeira, Móveis, Máquinas e Equipamentos do Setor de Base Florestal -. Até sábado, 149 expositores – fabricantes de maquinários, ferramentas, reflorestadoras, indústrias de móveis, prestadores de serviços- estarão expondo seus produtos e apresentando serviços para milhares de visitantes. O presidente do Sindicato das Industrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, em seu discurso, destacou o crescimento da feira nos últimos anos e seu objetivo que é fortalecer o setor de base florestal, apresentar aos industriais madeireiros novas tecnologias em maquinários, aproximar clientes dos fornecedores e discutir o futuro da atividade. “A Promadeira já está em sua 7ª edição e começou de uma maneira simples no pátio da Federação das Indústrias e, ao longo dos anos, foi crescendo juntamente com o setor madeireiro. Essa é uma das maiores edições e a maior feira de madeira tropical do país”, disse José Eduardo. Eles expôs ainda que um dos focos principais do evento é a sustentabilidade com a extração correta das árvores maduras para que as mais novas possam crescer e colher carbono.
O presidente do Cipem (Centros das Indústrias Exportadoras de Madeira), João Baldasso, mencionou a importância do setor de base florestal e disse que “o Estado tem hoje mais de 3 milhões de hectares de manejo florestal sustentável. A meta é chegar a seis milhões de hectares com sutentabilidade e manejo florestal”.
O prefeito Juarez Costa (PMDB) parabenizou, na abertura, a comissão organizadora destacando que pois o setor madeireiro é um dos segmentos da economia de Sinop que cresce. “Tenho orgulho de ser prefeito e ver que os número do setor madeireiro na economia de Sinop, que é uma cidade que cresceu em 2009 20,3% no seu PIB um número elevadíssimo”, disse Juarez.
O secretário Estadual de Meio Ambiente Alexander Maia, representou o governador Silval Barbosa e disse que tem procurado agilizar determinados procedimentos na pasta para atender demandas da atividade florestal. “Agradeço por terem disponibilizado o secretário executivo do Cipem, Júlio Bachega, (nomeado adjunto na Sema) para que a secretaria pudesse atingir não o que achávamos que deveríamos estar trabalhando ou o que julgávamos que estava correto, mas atingir aquilo que iria realmente fazer a diferença no setor florestal em nossa secretaria porque acreditamos na força do setor para o estado”, disse Maia.
Após a abertura, as lideranças fizeram a inauguração do memorial Guardiões da Floresta, onde é retratada com fotos e textos a história da atividade madeireira no Nortão e outras regiões de Mato Grosso, homenageando diversas lideranças empresariais que muito se empenharam pelo fortalecimento do setor madeireiro. O memorial leva o nome do ex-presidente do Sindusmad e da Fiemt, Nereu Pasini. O auditório foi em homenagem a Valdemar Antoniolli (um dos fundadores do sindicato madeireiro). A solenidade também reuniu Uli Grabert, o principal pioneiro de Sinop – na década de 70- com Enio Pipino e João Pedro Carvalho- ele abriu a primeira picada para iniciar a colonização da cidade.
O Promadeira vai até sábado. A visitação é até às 23h e há também dezenas de artesãos vendendo biojóias, além de móveis fabricados por indústrias de Sinop e região.
João Baldasso, Alexander Maia, José Eduardo, Juarez Costa, Nereu Pasini e Valdemar Antoniolli