PUBLICIDADE

Sinop: projeto quer aliar expansão urbana com crescimento verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio de parcerias, está desenvolvendo ações para manter uma cidade arborizada, melhorando a saúde pública e diminuindo as chamadas ilhas de calor e a sensação térmica, essas últimas acentuadas, principalmente, pela expansão urbana. “A nossa ideia é instituir projetos que também se preocupem em difundir a arborização na cidade, minimizando o cenário do concreto. Temos apoiado iniciativas de sucesso que já vêm sendo operadas, a exemplo do projeto Floresta Urbana, idealizado por profissionais de diferentes áreas e instituições no município”, pontuou a secretária da pasta, Ivete Mallmann.

Dados apontam que só no ano passado, mais de 461,7 mil metros quadrados foram construídos, segundo o Núcleo de Projetos (Prodeurbs), da prefeitura. Já a emissão de alvarás para construção, no último ano, registrou o melhor desempenho desde 2012, totalizando 1.794 documentos.

“Isso significa mais pedreiros contratados, mais cimento, mais tijolos, mais pedra, mais areia e mais dinheiro circulando no comércio local”, apontou Paulo Abreu, diretor do Prodeurbs, ao lembrar que esses números também influenciam indicadores do município como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH – 0,754/ 2010) e a composição do Produto Interno Bruto (PIB).

Embora sejam motivos de comemoração, os dados positivos também acendem um sinal de atenção para outro eixo do desenvolvimento: a necessidade de se crescer em âmbito verde, a partir da arborização. “A gente percebe que a própria sociedade já desperta para essa conscientização, por isso, não só no mês do Meio Ambiente, quando são realizadas diversas atividades de cunho pedagógico, orientativas e de conscientização, mas em todo o ano com ações especificas para a melhoria do cenário em nossa cidade, aliando assim o desenvolvimento ao cuidado com o meio ambiente”, destacou Ivete Mallmann.

Na última semana, foi lançada uma parceria entre a prefeitura e o Cartório do 2º Ofício Extrajudicial, o projeto  “Para cada criança nascida, uma árvore plantada”. A ação vista aproveitar outro contexto no qual Sinop também se destaca – o número de crianças nascidas no município – e, então, ampliar a presença de árvores no cenário urbano. Assim, se depender do número de nascidos e registrados em Sinop, por ano, mais de três mil árvores podem ser introduzidas à paisagem da cidade.

“Se conseguirmos atingir essa meta, futuramente, teremos uma cidade arborizada. Nossa cidade já é uma cidade verde, mas tendo em vista o crescimento de área construída, temos que correr para ter uma cidade fresquinha e, acima de tudo, verde”, destaca a tabeliã responsável pelo 2º Ofício, Maria Antonieta Cabral.

Nos últimos seis meses, 1.710 crianças nasceram e foram registradas em Sinop, apontam dados do Cartório. Só em abril, o número totalizou 334. A primeira das mudas entregues pelo projeto ganhou, inclusive, um nome. Homenageia a pequena Elisa, filha do vendedor Wagner Lagassi da Silva. No instante em que se dirigiu ao cartório para registrar a criança, ele já recebeu seu exemplar de Ipê e que será plantado em área à sua escolha. “É um presente de Deus, primeiramente, um filho. E a gente chega aqui [no cartório] e tem uma surpresa, um Ipê. Isso é gratificante”.

Nessa parceria, as mudas de plantas nativas, frutíferas ou aquelas específicas para o contexto de arborização originam-se do viveiro mantido pela secretaria de Meio Ambiente, no Parque Florestal. Para ter acesso aos exemplares, além daquelas unidades que serão distribuídas pelo próprio cartório, em sua sede, o cidadão pode, a partir do registro da criança, solicitar uma unidade à Secretaria de Meio Ambiente, localizada à rua das Amendoeiras, 327, no Centro.

A iniciativa conta com o apoio da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB-Sinop. No município, o código de parcelamento de solo estipula que, quando da construção de novos loteamentos, as empresas responsáveis devem apresentar projetos urbanístico e paisagístico indicando, por exemplo, a arborização a ser realizada no empreendimento. Já para o cidadão, o Código de Obras especifica que 60% da área do terreno podem ser ocupados com construções e, outros 40%, destinados à área permeável. Essa é destinada, por exemplo, ao plantio de árvores diversas, mudas, entre outras plantas.

Só em 2018, a prefeitura realizou a distribuição e plantio de 10 mil mudas de árvores em diferentes áreas do município, bem como em regiões rurais abrangidas pelos projetos de recuperação de área degradada, a partir do projeto Interação de Saberes na Agricultura Familiar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão em Mato Grosso ganha mais de R$ 235 mil na Mega-Sena

O bolão realizado em Cuiabá acertou, ontem à noite,...

Prefeitura no Nortão conclui hoje inscrições em seletivo para professores

As inscrições em processo seletivo simplificado em Paranaíta (362...

Justiça condena entregador por matar motorista com golpe de capacete em Sinop

A Justiça condenou Bruno Ferreira dos Santos pela morte...
PUBLICIDADE