O comandante da Delegacia Fluvial, em Cuiabá, capitão Ulisses Welp, afirmou, em entrevista ao Só Notícias, que uma equipe Marinha, lotada no Rio de Janeiro, é a responsável por realizar o projeto da Agência da Capitania dos Portos a ser instalada Sinop. No final de janeiro, o responsável por este setor veio ao município vistoriar as áreas doadas pela prefeitura, assim como a documentação.
O comandante não soube informar em quanto tempo este projeto deve ficar pronto, já que todo o trabalho é realizado pela Marinha, no Rio de Janeiro. No entanto, a expectativa da entidade aqui no Estado é que ainda este ano as obras da unidade sejam iniciadas.
Conforme Só Notícias já informou, a doação de uma área próximo ao Parque Florestal, no bairro Jardim Primaveras, já foi aprovada para a construção da Agência da Capitania dos Portos, que ficará responsável do município de Nova Mutum a Guarantã do Norte. Desta forma, irá desafogar os trabalhos da Delegacia Fluvial de Cuiabá, que atualmente é responsável pela região.
Em setembro do ano passado, oficiais do Comando Geral da Marinha do Brasil estiveram em Sinop para avaliar o terreno e ajustar os últimos detalhes. A Marinha ainda não divulgou os recursos que devem ser investidos na obra. Além da delegacia em Cuiabá, Mato Grosso conta também com uma agência fluvial em Cáceres.