O combate as queimadas no período de estiagem é um dos grandes desafios da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop. Para que em 2011 o município não sofra ação do fogo, o Projeto Paranka de Prevenção e Combate as Queimadas foi apresentado pela Coordenadoria de Controle Ambiental ao Conselho Nacional de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.
Com a aprovação do projeto as ações de educação, prevenção e combate aos incêndios em áreas rurais e urbanas serão intensificadas. "De 800 projetos somente 50 foram classificados. Agora vamos a Brasília para mostrar a importância da sua implantação na nossa cidade", disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Rogério Rodrigues.
Uma vez aprovado o município receberá o repasse no valor global de R$ 440 mil que será utilizado para a estruturação do projeto como a contratação de brigadistas, a compra de abafadores, pulverizadores costais, caminhões pipas equipados com conjunto anti-incêndio com sinalizadores "giroflex" fixos, caminhonetes, trator de esteiras, motocicletas entre outros equipamentos.
O principal objetivo da secretaria é reduzir as queimadas rurais e urbanas, além de mais informação para a população a respeito de doenças e danos materiais ocasionados pelas queimadas. "Dividimos o projeto em três fases: educação ambiental, controle e mitigação de terrenos baldios e combate a queimadas. Assim podemos reduzir os focos de queimadas urbanas e rurais agilizando as ações administrativas".