Uma empresa sinopense, localizada na avenida das Embaúbas, no centro, está lançando um curso de “Tecnologia Criativa” para crianças a partir de 7 anos. A consultora Amanda Oliveira explicou, ao Só Notícias, que o projeto surgiu da necessidade de desenvolver nos pequenos, que hoje já crescem envolvidos no mundo virtual de jogos e aplicativos, uma atitude mais dinâmica e criativa.
No curso, a criança aprende a se tornar criador de tecnologia e não apenas consumidor, aprendendo o desenvolvimento de programas e jogos eletrônicos. Em paralelo, aprendem ainda inglês e matemática. “Especialistas já dizem que aprender programação no século XXI é tão importante quanto aprender a ler e a escrever foi no século XX. Para aprender a programar não é necessário ser um gênio, apesar de parecer complexo, apesar de parecer ciência de foguete, na verdade não é”.
O objetivo da novidade, que deve estrear neste mês, é ensinar desde a programação convencional ao desenvolvimento de jogos. Os primeiros módulos partem do zero. Desenvolve habilidades como geometria, pensamento lógico, criatividade, leitura, redação, pensamento crítico, tomada de decisões, trabalho em equipe, inglês e artes.
No primeiro contato com o mundo de desenvolvimento, a criança aprende a programar usando uma linguagem totalmente visual, a ideia é entender primeiro a lógica da programação para depois dar passos maiores. Na primeira fase as crianças já conseguem a criar games 2D.
Amanda destaca ainda que a linguagem de programação é tão complexa e tão simples quanto a linguagem humana, como qualquer pessoa consegue aprender inglês, espanhol, alemão, também consegue a programar.
Citando um especialista, a consultora explica que “alguns terão mais facilidades, outros menos, alguns conseguirão fazer projetos mais interessantes e outros menos, mas o uso da programação pode ser uma ferramenta para melhorar sua própria vida, qualquer um pode ter, não é necessário ser um gênio”.