PUBLICIDADE

Sinop: projeto de resgate de valores morais começa a ser implantado

PUBLICIDADE

O resgate aos valores familiares, morais e afetivos. Essa é a tônica do projeto pró-valores, lançado nesta semana, em Sinop, pelo Conselho de Desenvolvimento do Norte do Mato Grosso (Codenorte). O presidente da entidade, Guilherme Bustamante, explicou ao Só Notícias que o projeto surgiu diante da preocupação do conselho com o aumento da violência e marginalidade também entre os jovens. “Chegamos à conclusão que o problema, na maioria das vezes, está na família, que está desestruturada, não mantém mais os velhos hábitos de sentar, conversar, repassar princípios e valores aos filhos, como honestidade, respeito aos mais velhos, cuidado com os mais jovens, entre outros”.

O projeto, bem debatido e planejado, foi apresentado para diretores, coordenadores e pedagogos de escolas municipais de Sinop, devendo ser alcançados por cerca de 14 mil alunos. Mostrou as iniciativa e ações que as escolas podem trabalhar para resgatar os valores da sociedade. Materiais e ideias foram demonstrados aos participantes para avaliarem as possibilidades de aplicá-los no ambiente escolar.

Diversas ações serão desenvolvidas continuamente, inclusive nos bairros de Sinop. O projeto é a longo prazo. “Temos um planejamento até 2050”, afirmou Bustamante.

A primeira atividade prática será o projeto Gentileza Gera Gentileza, para que boas atitudes virem rotina e não caiam no esquecimento. Um case de sucesso foi mostrado: o do Colégio Regina Pacis, que há oito meses adota estratégias de gentileza. Segundo a coordenadora do colégio, Maria Jandira Bustamante, uma dessas atividades de sucesso é o “Boneco Gentileza”. A cada dia, um aluno leva o boneco para casa e, no retorno à aula, conta gentilezas praticadas em casa por ele e pais.

“São ações como esta que repercutem no caráter da criança. É maravilhoso ver os pais nos contando como os filhos mudaram suas atitudes em casa” conta a coordenadora que também trabalha com ações para o incentivo a gestos afetivos com os pais.

Para Cristiane Oliveira, executiva do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad) – um dos parceiros da Codenorte, “o projeto propõe que crianças vejam a vida com mais amor e pratiquem gentileza. Compartilhando essa atitude poderemos motivar nossa sociedade”, avaliou, através da assessoria.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE