O secretário de Indústria e Comércio de Sinop, Nevaldir Graf, “Ticha”, disse, esta tarde, ao Só Notícias, que em dez dias deve ser concluído o projeto de ampliação do aeroporto municipal. Nesta primeira fase, o projeto abrange a ampliação da sala de embarque em 50% sob a metragem atual, e a ampliação em 80% da sala de desembarque (ambas as metragens atuais não foram informadas). Está previsto ainda a ampliação do pátio de estacionamento e de manobra das aeronaves, que passará de seis mil metros quadrados para nove mil. A licitação para a escolha da empresa que fará as obras será lançada logo após a finalização do projeto.
Em fevereiro, a câmara aprovou o remanejamento de R$ 650 mil para o aumento da pista de pouso e decolagem, do pátio de estacionamento e de manobra de aeronaves, criação da pista de acesso a seção contra incêndio, de pouso e decolagem de “táxi way”, bem como a implantação de uma esteira de reposição de bagagem. Com o valor, também seria comprado um aparelho detector de metal, visando atender as normas de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Ticha informou que a verba remanejada não será utilizada totalmente na primeira fase do projeto, sendo uma parte encaminhada para o Centro de Eventos (que foi construído na gestão do ex-prefeito Nilson Leitão e ainda não entrou em funcionamento). Ele não precisou qual o valor exato do investimento que deve ser feito, neste primeiro momento, no aeroporto, mas declarou que para as outras mudanças que não estão no atual projeto, é preciso mais recursos.
O detector de metais e um aparelho de Raio X já estão no aeroporto, mas com previsão de serem utilizados depois da conclusão das ampliações.