segunda-feira, 16/setembro/2024
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Sinop: Procon notificará novamente empresa por falta de acesso à internet

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A interrupção nos serviços de internet novamente motivará o Procon de Sinop a notificar a Oi/Brasil Telecom. De acordo com a coordenadora do órgão de defesa do consumidor, Ivete Malmann, durante a última semana, houve reclamações devido interrupções no acesso. No sábado (26), durou mais de 13 horas causando prejuízos para profissionais liberais, empresas (que fazem venda com cartões) e usuários residenciais. “Mensalmente, estávamos recebendo visita de um representante da Oi, mas não recebemos mais. Chega de visitas, precisamos de solução”, explicou, ao Só Notícias.

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O Procon de Sinop juntamente com as unidades de Alta Floresta e Lucas do Rio Verde deve aplicar multa a empresa, devido as interrupções ocasionadas entre julho e agosto. “Discutimos no encontro entre os Procons e estamos aguardando apenas Lucas para aplicar juntas. Nós [Sinop] já estamos [com o documento] quase prontos”, destacou. O valor discutido no encontro foi de R$ 500 mil, em cada unidade, no entanto, a confirmação dependerá de cada.

Ainda não há data para a aplicação desta multa, no entanto, a previsão é que ocorra até o término do ano. A decisão, conforme Só Notícias informou, é reflexo da audiência realizada em agosto, quando a empresa não assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público Federal, onde reconhecia a omissão quanto a qualidade de serviços de internet e se comprometia no cumprimento de ações para evitar novas falhas, além de ressarcir consumidores prejudicados com as interrupções ocorridas no período.

Após a audiência, a empresa chegou a comunicar uma interrupção no serviço, na madrugada do dia 4 de setembro, para a instalação de uma rede alternativa cujo objetivo era justamente de evitar novos problemas com o fornecimento do serviço. Porém, logo em seguida, no dia 8, várias cidades da região Norte foram afetadas com a falta do serviço.

Ainda na audiência, representantes da operadora afirmaram que as interrupções não programadas eram decorrentes a rompimentos de cabos de fibra óptica provocados pelos serviços de duplicação da BR-163, entre Cuiabá e Posto Gil, responsabilizando o Departamento Nacional de Transportes (Dnit). Na ocasião, a operadora afirmou ainda que cerca de R$ 3 milhões seriam investidos na elaboração da rota alternativa de cabos, que seria acionada automaticamente na falha da principal.

Em agosto, algumas das interrupções tiveram mais de 6 horas de duração, virando alvo de críticas de empresários, órgãos públicos e população. Já a interrupção do último sábado, iniciou nas primeiras horas do dia e o serviço foi restabelecido apenas às 20h. Na ocasião, a empresa afirmou que o “desligamento” do sinal foi para procedimentos de manutenção.

 

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