O Procon Sinop estima um aumento de cerca de 20% no número de reclamações, em janeiro de 2013, em função das vendas do comércio em dezembro. De acordo com a unidade, as principais reclamações são as trocas de mercadorias e o prazo de entrega. “A loja não é obrigada a efetuar troca, caso não conste na nota nenhuma informação. Por isso, é necessário que o consumidor fique atento e peça uma garantia de troca”, explicou a coordenadora Márcia Abraão, ao Só Notícias.
O órgão orienta os consumidores a planejarem as compras e evitarem aborrecimentos posteriores. No caso de eletrônicos, por exemplo, testar o produto na loja junto com o vendedor pode ser uma opção. “É importante que o consumidor faça uma lista antecipada do que será preciso comprar e pesquise preços e prazos de pagamento”, destacou.
As compras efetuadas via internet, segundo a coordenadora, tem um prazo estipulado por lei, que é o do “arrependimento”. Se em até sete dias, após a compra, o consumidor não estiver satisfeito, é possível devolver o produto adquirido. Porém, a lei não é válida para compras realizadas diretamente no comércio.
Conforme os registros do Procon, em 2012 lideraram as reclamações as empresas de telefonia e serviços de relação financeira. No entanto, cerca de 80% das reclamações foram solucionadas de forma amigável.