Um problema na refrigeração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim das Nações interrompeu as vacinações desde ontem. A informação foi confirmada por uma fonte da Secretaria Municipal de Saúde, que preferiu não se identificar, mas afirmou, ao Só Notícias, que “amanhã o problema será resolvido e as vacinas voltarão a ser aplicadas”.
Não foi informado o que ocasionou o problema, mas, segundo a fonte, “o contrato com a empresa que presta os serviços de manutenção nos aparelhos de ar-condicionado pode ter se encerrado. Mas independente disso, a empresa se comprometeu a resolver o problema até amanhã”.
O cancelamento causou revolta em alguns moradores que procuraram a unidade e foram informados da situação. Um homem disse, ao Só Notícias, que levou o filho de 4 anos para vacinar e não conseguiu. “Me falaram que o ar da sala estava quebrado, sendo que eles possuem mais de oito salas no local”.
De acordo com ele, as vacinas que não estavam sendo fornecidas são as que previnem contra poliomielite e rotavírus, DTP (contra tétano e coqueluche) e HIB (previne meningite). “Todas de segunda dose e com prazo para tomar, senão perde o efeito da primeira. É revoltante porque é algo amparado por lei. Pagamos nossos impostos para ter este benefício. Agora que culpa a criança tem se o ar condicionado quebrou ou faltam vacinas?”.
A UBS Jardim das Nações foi inaugurada no ano passado. Foram gastos aproximadamente R$ 720 mil, sendo R$ 260 mil disponibilizados pelo Ministério da Saúde e o restante dado como contrapartida pela prefeitura de Sinop.