PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura realiza ação conjunta de assistência para moradores de rua

PUBLICIDADE

A ação foi realizada hoje e atendeu trinta moradores que estavam morando em locais como a praça que fica em frente a Catedral Sagrado Coração de Jesus, região central de Sinop; proximidades de um posto de combustíveis no setor residencial Norte, a antiga feira no bairro Jardim das Primaveras e na avenida das Figueiras. Todos foram encaminhados para o estádio Massami Uriu onde foram atendidos por um mutirão de serviços: entrega de material de higiene, entrega de roupa e chinelo, corte de cabelo, atendimento médico para realização de exames como glicemia e aferição de pressão, café da manhã, identificação e solicitação de documentos pessoais junto à Politec.

"Depois de todo esse caminho, conversamos com cada um desses moradores, fizemos suas fichas por meio de uma triagem e vamos encaminhar todos aqueles que tievrem interesse em ir para clínicas de dependência química. Já quem desejaram retornar para seus municípios de origem, estamos providenciando as passagens", declarou a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Josi Palmasola.

As ações deflagradas, desde a madrugada, foram baseadas em aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com moradores em situação de risco pessoal e social nos espaços. Além do Serviço Especializado em Abordagem Social do CREAS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, tamb’m teve o apoio as forças de segurança, como a Polícia Militar.

De acordo com a assessoria de imprensa, essa foi a terceira ação voltada o acolhimento dos moradores de rua. Em julho, quando a força tarefa passou a ser constituída, visando identificar os perfis desses moradores, estabeleceram-se uma série de diálogos com representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Ministério Público, Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), forças de segurança e entidades da sociedade civil organizada.  

O município informou ainda que a praça em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus será revitalizada e transformada em um ponto permanente de cultura, pela Diretoria de Cultura da Prefeitura de Sinop. Já nessa sexta-feira, equipes da Secretaria de Obras, da Prefeitura de Sinop, realizam uma série de serviços no local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE