PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura não cumpre promessa e algumas creches não terão atendimento integral em 2016

PUBLICIDADE

A prefeitura não cumpriu a promessa feita há cerca de 20 dias, de manter inalterado o atendimento nas creches municipais no ano que vem. Documentos obtidos por Só Notícias mostram que várias unidades atenderão alunos somente em um dos turnos e não mais em tempo integral, como funcionava anteriormente. De acordo com uma previsão de turmas elaborada pela própria Secretaria Municipal de Educação, todas as 31 creches que recebem alunos com idade entre três e quatro anos de idade terão os atendimentos parcializados.

Também houve alterações em unidades que atendem crianças entre dois e três anos. No Camping Club são duas turmas parcializadas nesta faixa etária. Duas turmas ficam na unidade do Alto da Glória, outras duas no São Cristóvão e três no Jardim Primaveras. Conforme explicação da secretaria no documento, as creches do São Cristóvão e Camping Club teráo as turmas parciais “devido ao grande número de famílias que vieram para trabalhar na Usina Hidrelétrica Sinop”.

A situação deixou pais de alunos inconformados. Em uma carta enviada à câmara de vereadores, eles afirmaram que a secretária de Educação, Gisele Faria de Oliveira, mentiu para a população e não pensou, em nenhum momento, nas famílias menos favorecidas. “Chega a ridicularizar quando afirma que as mesmas (famílias) pensam que professoras de educação infantil são babás. Ou quando pergunta se as mães não tem seus parentes morando próximos, para que cuidem da criança no período oposto ao da creche”.

Segundo o vereador Fernando Assunção (PSDB), um dos que recebeu o documento dos pais, a secretária Gisele confirmou, em audiência pública com os parlamentares, que não haveria alteração no atendimento. “O funcionamento permaneceu igual, mas as matrículas não. Fizemos uma reunião e a indagamos diretamente. Ela garantiu que o direito ao período integral seria assegurado. No final, foi bem diferente”, explicou, complementando que será avaliada a possibilidade de uma ação popular contra a Secretaria de Educação. “Nos próximos dias vamos ter uma resposta sobre este assunto”.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Maria Aparecido Lopes, dificilmente a SME deverá voltar atrás em sua decisão de parcializar algumas turmas. “Eles provavelmente justificarão que não são obrigados, legalmente, a atender em período integral. De qualquer forma, o próprio prefeito foi na mídia e afirmou que não haveria parcialização. Ele mentiu. E acho que muitas pais não caíram a ficha sobre o que está acontecendo na hora de fazer as rematrículas”.

As matrículas para novos alunos das creches serão feitas entre os dias 25 e 29 de janeiro. As rematrículas foram encerradas no dia 27 de novembro, dia em que a assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que a decisão de parcializar as creches não havia passado pelo “crivo” do prefeito Juarez Costa (PMDB). Na ocasião, foi informado que o atendimento integral iria continuar em todas as creches, tal como 2015, sem qualquer tipo de alteração.

Outro lado – Só Notícias entrou em contato com a secretária de Educação, Gisele Faria de Oliveira. Uma assessora, no entanto, informou que a gestora estava ocupada em uma reunião e retornaria a ligação posteriormente, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria.

(Fotos: Reprodução)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

CNJ mantém afastado juiz suspeito de venda de sentença em Mato Grosso

O Pleno do Conselho Nacional de Justiça decidiu, por...

Homem que matou pedreiro é condenado em Sinop; ex-esposa da vítima é absolvida

O Tribunal do Júri condenou Lucas de Sousa Carvalho...

Motorista fica ferido em capotamento no Nortão; veículo destruído

Um homem ficou ferido, esta madrugada, em um acidente...
PUBLICIDADE