A prefeitura deve pagar em média R$ 290 mil por mês a empresa declarada vencedora da licitação para tercerização em 100% da coleta de lixo. O valor foi apontado ao Só Notícias, pelo prefeito Juarez Costa (PMDB), que explicou ser mais viável financeiramente, diante do atual sistema, no qual apenas os caminhões utilizados são terceirizados e a mão de obra da administração municipal.
Juarez não revelou o valor total gasto atualmente com todo o processo da coleta, porém, disse que é pago cerca de R$ 108 mil por mês, somente pelos caminhões (que são 8, sendo um disponibilizado pelo Executivo). “Foi uma questão de vantagem financeira. Também nos sobra pessoal para poder trabalhar, ajudar na limpeza da cidade. Fizemos todas as contas, preços, e o custo será menor do que os que temos hoje”, explicou, sem apontar valores.
Ele defende que a mudança vai proporcionar o aproveitamento da mão de obra de 60 garis, em outros trabalhos para os quais novos funcionários teriam de ser contratados. “[…] esse pessoal passa trabalhar na limpeza da cidade, e o lixo fica sendo terceirizado, que contempla nossos anseios, aquilo que desejamos”, acrescentou o prefeito.
Não foi confirmado quando os trabalhos iniciam totalmente terceirizados. A licitação foi lançada no final do ano passado, sendo exigido no mínimo à empresa vencedora, sete caminhões novos com carroceria para coleta de lixo domiciliar acoplado de caixa compactadora, incluindo o destinado para a coleta do lixo hospitalar, atendendo as normas de saúde.
A empresa deverá se utilizar de equipes, cada uma delas, com caminhão coletor compactador, motorista e três coletores para os trabalhos. A coleta será diária na região central da cidade e alternada três vezes por semana nos outros bairros. Todas as despesas com combustíveis entre outras, ficarão por sua própria conta.