Membros da comissão de licitação da prefeitura de Sinop selecionam, no dia 25, a empresa com a qual deve ser fechada a contratação de dez brigadistas. Eles vão atuar no combate e prevenção de focos de incêndio durante o período da “seca”. Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que, durante o ano passado, foram contabilizados pouco mais de 330 focos na cidade.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou, ao Só Notícias, que os brigadistas, logo que firmado o contrato com a empresa vencedora, passam por um treinamento feito pelos bombeiros. São 40 horas teóricas de curso, mais 16 horas de aulas práticas. Eles já tem todo o equipamento necessário, adquirido, ano passado, quando também houve contratação de brigadistas. O trabalho em campo inicia no mês que vem.
A Secretaria de Meio Ambiente confirmou que em julho começa o projeto de conscientização nas escolas e também por meio de propagandas, como em outdoors. Além disso, outro trabalho de prevenção já foi feito. Cerca de 300 terrenos na zona rural (propícios a queimadas) foram limpos após os proprietários terem sido notificados.