PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura assina acordo e 40% da alimentação das escolas e restaurante popular serão de origem vegetal

PUBLICIDADE

A prefeitura assinou um acordo de participação no programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), operado e financiado pela organização não governamental Mercy For Animal no Brasil. Com a adesão, o município se compromete a substituir, duas vezes na semana, 40% dos ingredientes de origem animal por outros de natureza vegetal no cardápio oferecido aos estudantes da rede pública municipal, aos atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e restaurante popular.

"A preocupação é que nossas crianças sejam ainda mais bem alimentadas de forma saudável. Isso vai proporcionar um melhor aprendizado, uma melhor qualidade de vida, melhor saúde para os nossos alunos da rede escolar", comemorou a prefeita Rosana Martinelli, por meio da assessoria.

A estimativa é que mais de 2 milhões de refeições vegetarianas estritas sejam servidas ao final do ano, mediante total implementação do plano de trabalho, aponta o programa. Em Mato Grosso essa substituição de alimentos já ocorre em Cuiabá e Várzea Grande.

“Com a mudança de 40%, Sinop se junta a diversos líderes globais que promovem saúde e sustentabilidade e se torna pioneiro no Brasil. Importante dizer que as inovações no cardápio são seguras e ricas do ponto de vista nutricional e ainda permitem que os alunos experimentem novas opções alimentares”, explica a especialista em políticas alimentares da ACB, Mariana Vidotto.

O programa não possui fins lucrativos e oferece gratuitamente todo o suporte para que instituições públicas e privadas substituam pelo menos 20% dos ingredientes de origem animal por de origem vegetal.

De acordo com o programa, tanto os profissionais da educação quanto da assistência social que vão trabalhar na produção de cardápios serão treinados pela equipe do Alimentação Consciente. Além da capacitação, o município receberá materiais pedagógicos e assessoramento pedagógico a custo zero.

Conforme a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, a substituição do percentual determinado de proteína animal pela vegetal no cardápio das crianças e adolescentes não equivale à eliminação total das carnes da dieta dos estudantes, mas sim, à busca por novas fontes. Na lista de opções que devem ser adotadas estão, por exemplo, refeições vegetarianas como feijoada de legumes, arroz e laranja, risoto de milho verde, macarrão ao sugo com proteína de soja, polenta recheada com legumes, sopa de macarrão com legumes e lentilha e arroz, cenoura e tutu de feijão.

"Todo o cardápio é desenvolvido com a ajuda de nutricionistas especializadas, de forma a oferecer uma alimentação nutritiva e gostosa para as crianças e garantir seu bom desenvolvimento físico e intelectual", ressaltou a nutricionista Vanessa Menck, responsável pela elaboração das novas opções de cardápio em Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE