O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB) e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais elaboram em conjunto, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). O secretário de Governo, Ivanildo Ramos Viera, disse, ao Só Notícias, que as discussões, ponto a ponto, acontecem desde ontem, na prefeitura, e devem ocorrer durante todo o final de semana. “Para que o projeto seja concluído até segunda-feira (19) e enviado para votação, em sessão extraordinária pelos vereadores, na terça-feira”, explicou.
Nesta sexta-feira (16), seria apresentada a proposta da prefeitura aos servidores. “Mas o prefeito resolveu convocar o sindicato e discutir ponto a ponto para uma elaboração conjunta, para ser feito em consenso, do que pode, e o que não pode ser atendido, até para não gerar problemas financeiros”, disse o secretário, sem dar detalhes das discussões. Ele justificou que ainda não há definições, já que a elaboração está em andamento. “Mas, pelo menos 90% do que o sindicato quer, deve ser atendido”, acrescentou.
Como a reunião de ontem, se estendeu até às 22h, Ivanildo disse que o sindicato acabou recuando da assembleia na qual seria decidido se a categoria retomaria a greve, a partir de segunda-feira, até por estar, agora, envolvido diretamente na elaboração do PCCS. Eles querem aprovação ainda este ano, para que entre em vigor em maio de 2012.
Inicialmente, o presidente do sindicato, Adriano Perotti, disse, ao Só Notícias, o impacto preliminar apresentado pelo Exectutivo, caso fosse atendido o que querem, seria de 19% na folha de pagamento, custando R$ 850 mil a mais por mês para prefeitura.
Cerca 1,7 mil pessoas que trabalham na prefeitura (secretarias) devem ser beneficiadas (com exceção dos que atual na Educação, que já têm o PCCS). O plano garante a progressão de carreira dos profissionais, assim como fixa o salário inicial que receberão e valores com promoções.