Termina amanhã o prazo para os interessados se inscreverem em 10 cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai). Ao todo eram 11 cursos, sendo 5 presenciais e 6 online, que terão início a partir do dia 15 deste mês, porém, o de mecânica de motos, que é de segunda a sexta-feiras, das 18h às 22h, que tem carga horária de 180 horas já fechou turma.
Para os demais cursos, os interessados devem ter mais de 15 anos e deverão comparecer no Senai com cópias do RG, CPF, comprovante de residência, auto declaração de baixa renda e para alguns a comprovação de escolaridade. Todos os cursos presenciais são de segunda a sexta-feiras. O de auxiliar de administração que terá duas turmas, sendo uma das 7h30 às 11h30, e outra das 13h às 17h, com carga horária de 254 horas e 40 vagas por turno. O de operador de microcomputador também terá duas turmas nos mesmo horários, porém, a carga horária é de 160 horas e com 20 vagas cada período.
Já o curso de informática básica, que é oferecido apenas para pessoas que tenham mais de 45 anos, o horário será das 18h às 22h, com carga horária de 100 horas e 25 vagas. Também há o curso de mecânica de motos. Os online serão realizados pelo site senaimt.com.br/ead, em setembro e outubro, a idade mínima exigida é 14 anos, são 14 vagas por curso, que estarão disponíveis durante todo o dia e o aluno pode fazer conforme se adaptar em seu horário. Os cursos são de educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, propriedade intelectual, segurança do trabalho e tecnologia da informação e comunicação.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Relações com o Mercado, Beatriz Gobatto, se houver vaga mesmo depois que terminar o período de inscrição os interessados poderão procurar o Senai, pois é feito um banco de reserva, para caso haja alguma desistência de aluno o próximo da lista será chamado.