PUBLICIDADE

Sinop: por falta de verba centro para menores infratores não sai do papel

PUBLICIDADE

A construção do Centro de Ressocialização de Menores Infratores, em Sinop, ainda não saiu do papel devido a falta de recurso. O compromisso foi feito pelo governo do Estado, no início de 2011, mas, até hoje, não começaram, nem foi informado o valor total que será investido e se haveria convênio para o governo federal ajudar.

A prefeitura doou um terreno, a cerca de 45 quilômetros da cidade. “Hoje, em Sinop, 90% das ocorrências policiais são de autoria ou há participação de menores. A lei não permite que eles fiquem presos em penitenciarias, o que facilita as infrações desses menores. O máximo que ocorre é que o menor infrator fica, em alguns casos, cinco dias na delegacia e já é liberado”, explicou o delegado Joacir Batista dos Reis, para uma emissora de TV.

Para tentar controlar o alto número de menores infratores que se encontram soltos, enquanto o projeto do centro de ressocialização não sai do papel, em janeiro deste ano foi anunciada a construção de uma ala anexa a cadeia feminina para abrigar temporariamente os menores.

A entrega era para 90 dias e abrigaria 15 menores em três salas. As obras se iniciaram, mas, também por falta de dinheiro, foram paradas. São R$ 142 mil de investimento, mas com a construção de uma fossa mais dinheiro teria que ser disponibilizado, o que fez com que a obra parasse.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, os problemas com a verba para a ala foram resolvidos e os trabalhos voltam ainda esta semana.

Apesar de ser uma ajuda para tentar retirar menores do crime, segundo o presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB de Sinop, Denovan Isidoro, o projeto é uma atitude imprópria. “Menores não podem ficar juntos com infratores já adultos. Por lei, isso não poderia ocorrer, não é cabível. Sem falar que são só 15 vagas. É muito pouco. O certo seria realmente o centro de ressocialização, mas infelizmente sofremos com esta barreira. A situação em Sinop é grave”, concluiu o presidente.

(Atualizada às 10:20h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ataque de abelhas causa tumulto em escola de Sorriso

Um ataque de abelhas gerou momentos de tensão e...

MP defende atuação coordenada das instituições em crises de segurança em Mato Grosso

Promotores de justiça, policiais, peritos e bombeiros estão participando...

ICMBio contratará agentes ambientais para parque de Mato Grosso

O processo seletivo simplificado realizado pelo Instituto Chico Mendes...
PUBLICIDADE