O setor de identificação da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), responsável pela emissão das cédulas de identidades, admitiu que alguns processos de confecção do documento ficaram pendentes no decorrer do ano e ainda não foram expedidos. Somente no mês de maio foram solicitados 622 processos de identificação civil, e expedidos 353, que já foram enviados ao posto de identificação em Sinop.
Segundo a Politec, a demora no prazo de entrega dos RGs decorre da escassez de servidores da área (papiloscopistas e técnicos administrativos). Em nota, acrescenta que um dos fatores da demora é a falta de modernização do processo de identificação civil, principalmente na sua captura biométrica e pesquisa das impressões digitais.
O prazo para a emissão do documento em Sinop é de 120 dias, contados a partir do envio dos malotes pelos postos de identificação municipais para sede em Cuiabá. A Politec finaliza garantindo que está em fase final de publicação do resultado do concurso público para contratar mais funcionários e melhorar os atendimentos.
Uma fonte de Só Noticias afirmou que o posto de identificação de Sinop está com o número acumulado de mais de 3 mil cédulas de identidades, desde maio até este este mês, e ainda receberam os documentos.